Terapias Utilizadas



Fitoterapia






É o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Pode-se fazer uso das plantas medicinais de várias maneiras (infusão, decocção, tintura, xarope e cataplasma, emplastros, banhos).
Principais Efeitos:
Atuam no organismo através dos seus princípios ativos, proporcionando tratamentos conforme as propriedades de cada componente, bem como da forma de aplicação ou utilização da planta.






Aromaterapia



É a utilização dos óleos essenciais para a promoção da saúde. Óleos essenciais são substâncias naturais, ricas em princípios ativos voláteis, extraídas dos vegetais. São absorvidos através de duas principais vias: cutânea, quando são misturados em cremes, óleos de massagem, sabonetes, banhos, compressas ou cataplasmas; e pela via olfativa, quando inalados.

Principais Efeitos:
- Relação direta com o sistema límbico, que por sua vez é responsável pelas emoções e memórias antigas forte atuação emocional;
- Reequilibrío do sistema hormonal;
- Fortalecimento sistema imunológico;
- Ação relaxante e sedativa do sistema nervoso;
- Analgésico e antiflamatória;
- Tonificante e estimulante;
- Auxilia tratamento de dores crônicas musculares (fadiga, tendinite, LER).
- Reequilibra o organismo (hipertensão, insônia, cefaléia, estresse).
- Cicatrizante, anticéptico e bactericida;

Florais de Bach






Os florais são remédios extraídos das flores, que atuam por ressonância em nível mental e emocional.
Com a utilização dos florais, o corpo entra em ressonância com o padrão energético do remédio. Isso possibilita um reconhecimento de seu padrão vibratório para que, a partir daí, haja a possibilidade de transformá-lo. 


Os remédios que não sejam apropriados para tratar o desequilíbrio do interagente não fará efeito algum e não causará prejuízo ao organismo.Esses remédios, diferentemente da fitoterapia e da aromaterapia, não contêm princípios ativos e por isso atuam principalmente sobre a mente e as emoções.



Devido ao fato de não possuírem esses elementos químicos, seu efeito não será maior por uma dosagem mais elevada, mas sim devido à frequência regular de administração de pequenas doses.





Os florais podem ser utilizados por qualquer pessoa, animal ou mesmo planta e não possuem contra indicação alguma com relação a idade ou a administração de outros medicamentos simultaneamente.

O acompanhamento de um profissional auxilia muito no resultado final do tratamento, pois muitas vezes os padrões em desequilíbrio que se expressam na personalidade são inconscientes, o que exige um olhar externo capaz de identificá-los. Além disso, o bom profissional será capaz, além de identificar o remédio correto, conduzir o interagente à auto-percepção, favorecendo assim a conscientização dos padrões em desequilíbrio e transformação dos mesmos.



 Cromopuntura
(Crianças e Adultos):


É a aplicação pontual de luz (frequência de onda) sobre pequenas zonas predeterminadas da pele. Atua sobre o distúrbio energético básico no qual produziu o sintoma, através da vibração eletromagnética de cada cor constituindo um sistema de comunicação intracelular.


Principais Efeitos:

- Regula sistema endócrino e hormonal;
- Reequilibra o sistema imunológico (infecções reincidentes – otites, rinites, asma, alergias, doenças de pele, eczemas);
- Coordena os hemisférios cerebrais, e toda função organismo;
- Relaxa e reequilíbrio geral;
- Auxilia a capacidade de concentração (distúrbio de concentração escolar);
- Regulariza o apetite;
- Regeneração, em casos de apatia e depressão;
- Regula distúrbios neurovegetativos (dor de cabeça, irrequietação, mãos e pés frios, sudoreses excessivas, dores menstruais).
- Estimula circulação linfática região cabeça (resfriados, anginas, sinusites, debilidade vias resiratórias - superiores) e região toráxica (traqueítes, bronquites, pulmonites);
- Afecções Abdominais (cólicas intestinais – lactantes, dor de barriga emotiva crianças);
- Clareza emocional, e de raciocínio;
- Auxilia a dissipar estados de medo profundo trazendo tranqüilidade.




 Geoterapia



É a prática que utiliza a terra (argila), suas propriedades de troca, composições minerais e efeitos da temperatura da argila (bem como na hidroterapia) com fins terapêuticos. Através de cataplasmas, compressas, ingestão, banhos, máscaras, massagens, pulverização, entre outros a geoterapia atua com suas propriedades de troca energética (telúrico magnética, osmótica, iônica), favorecida por sua composição química e ações de variadas temperaturas utilizadas na água misturada à argila.


Principais Efeitos:


- Remineraliza e corrige o pH da pele e órgãos internos (infecções e distúrbios dérmicos)
- Desintoxica órgãos e víceras.
- Absorve gases e certos fermentativos da digestão (gastrite, hipercloridria, flatulência).
- Ação antiinflamatória e analgésica das articulações (artrose e artrite)
- Reequilibra o fluxo energético e circulatório do encéfalo (doenças neurológicas, epilepsia, esclerose múltipla).
- Auxilia tratamento de dores crônicas musculares (fadiga, tendinite, LER).
- Reequilibra o organismo (hipertensão, insônia, cefaléia, estresse).
- Cicatrizante, antisséptico, antitóxico, absorvente, bactericida, energizante.

Hidroterapia










É a prática que utiliza a água, suas propriedades físicas (densidade, flutuabilidade, pressão hidrostática, refração e temperatura) e sua composição química, através de ingestão, envoltórios, banhos e compressas com o fim terapêutico.

Esta terapia pode ser utilizada observando as características químicas da água utilizada tanto interna com externamente. Internamente é feito através da ingestão de água mineral, conhecendo-se as possíveis deficiências de minerais do organismo, é possível optar por determinada água mineral que possui em sua composição determinado elemento, ajudando assim a reposição do mesmo no organismo.

O uso externo é feito através de banhos de imersão parcial e completa, compressas e envoltórios, duchas, banhos de vapor. Essas modalidades provocam no organismo determinados efeitos que variam de acordo a modalidade escolhida, com a temperatura da água utilizada e o tempo de aplicação.

O naturólogo, através do estudo da hidroterapia conciliado com o estudo do funcionamento do organismo humano de forma integral, pode auxiliar de forma eficaz nos desequilíbrios tanto físicos como emocionais, já que a água tem uma característica particular de atuar por ressonância diretamente nas emoções. 


O elemento água está relacionado com as emoções, é determinante no desenvolvimento da harmonia, da felicidade, das relações com as demais pessoas, e no desenvolvimento da verdadeira liderança” (LISANTY, 2006, p.31).

 

 Reflexoterapia




É um processo que ativa as forças recuperadoras do organismo, induzindo-o a homeostasis ou estado de equilíbrio. Prática que tem como função avaliar e tratar desequilíbrios através da manipulação e estimulação de pontos e áreas reflexas do organismo localizadas nas mãos, nos pés em forma de microsistemas que possuem relação com os órgãos internos. 
São utilizados estímulos e manobras manuais, enviadas ao sistema nervoso central e como resposta o órgão relacionado com a terminação nervosa estimulada é atingido.

Principais Efeitos:

- Reduz tensão e promove relaxamento;
- Estímulo de mais de 7 mil terminais nervosos;
- Reequilibrío e bem estar geral do organismo;
- Controle e redução do estresse;
- Desbloqueio funções orgânicas neuromusculares e glandulares;
- Melhoria da circulação;
- Limpeza de toxinas acumuladas no corpo;
- Revitalização de energias;
- Ativa e reforça o sistema imunológico;
- Promove a criatividade e produtividade (através da redução de tensões e acalmando a mente);


 Pedras Quentes e Frias




Aplicação alternada de pedras frias e quentes no corpo, de modo que os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação, obtendo-se uma sinergia extremamente prazerosa, reações fisiológicas e orgânicas. 
Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e ou estimulantes no corpo. Quando friccionadas gera-se uma energia chamada de piezelétrica, que estimula a troca com a pele do óleo utilizado de acordo com o objetivo do tratamento

Principais Efeitos:

- Elimina o estresse;
- Promove energia vital;
- Harmoniza mente-corpo-espírito;
- Equilibra sistema nervoso;
- Melhora as funções orgânicas;
- Estimula a perda de peso;
- Elimina dores;
- Diminui inflamações;
- Estimula a regeneração celular;


Pindas Sweda




É uma massagem Indiana feita com “trouxinhas” aromáticas de ervas medicinais, umedecidas em óleos essenciais pré-aquecidos que potencializam o efeito terapêutico.
As ervas e óleos podem ser escolhidos de acordo com o objetivo do tratamento seguindo as indicações da fitoterapia, sendo eficazes em casos como depressão, ansiedade, estresse, tensões, entre outros.




 
Reiki




Reiki é um método de cura natural pelas mãos. É uma terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.
 


REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.
Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.

O Sistema de Reiki tradicional (Dr. Usui) ensina que a energia Reiki é uma energia inteligente, que "sabe o que fazer", ou seja, a energia sente a necessidade do paciente: muda de cor, e até de intensidade e segue para o local necessário. Também afirmam que, por outro lado, o ser humano possui o livre arbítrio, e caso o paciente não esteja aberto ao tratamento (predisposto a enfrentar as causas de suas emoções, vivências, pensamentos, sentimentos, e ações) a energia não fluirá: não terá efeito duradouro no organismo, podendo até mesmo ser bloqueada pelo paciente.


O tratamento é tradicionalmente efetuado ao impor-se as mãos. Quem aplica a técnica atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma das mãos (chakra das mãos) para o corpo sutil e físico do paciente. 

O Reiki repara necessidades energéticas: desbloqueia os canais energéticos, traz mais energia onde o fluxo era menor ou redistribui energia presa em algum local para o restante do corpo através do desbloqueio. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário