Yoga Massagem Ayurvédica


Na base deste trabalho estão noções milenares de ciências da saúde desenvolvidas na Índia.
Uma completa técnica de massagem, mescla procedimentos da massagem tradicional indiana com posições da Yoga. Ou seja: os deslizamentos, amassamentos e pressões com as mãos e os pés estimulam a circulação e aquecem a musculatura e as articulações, preparando o corpo para as flexões, torções e alongamentos baseados nas posturas da Yoga.

Além de trabalhar todos os músculos e as articulações, a Yoga Massagem Ayurvédica atua também sobre a respiração, a circulação sanguínea e a energia vital, proporcionando o reequilíbrio do indivíduo e, logo, dos seus doshas - os humores. Por sua complexidade, sofisticação e intensidade, ela traz benefícios em todos os níveis: físico, mental e energético.




O Método...
Conta com 120 manobras de alongamento. Em cada sessão são usadas em média de dez à quinze, onde a escolha dos movimentos depende dos objetivos que se quer alcançar e da condição física do paciente.


A Respiração...
Seus efeitos são potencializados com a respiração lenta e profunda, que proporciona maior oxigenação das células e, consequentemente, um intenso relaxamento muscular. Ao mesmo tempo, a respiração permite maior amplitude de movimento, facilitando as manobras de alongamento. A respiração profunda também potencializa os efeitos da meditação, auxiliando as pessoas a experimentarem estágios mentais mais profundos. Além disso o ar fica um tempo maior em contato com os alvéolos do pulmão, melhorando a troca gasosa e permitindo que mais oxigênio atinja a circulação, alimentando células e órgãos vitais.

O Toque...
A massagem é um método de tocar, pressionar, friccionar e amassar diversas regiões do corpo,a fim de aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar músculos, tendões, ligamentos e articulações. Esta massagem lança mão de deslizamentos com óleos naturais e pó (gengibre e mesocarpo de babaçu), além de mobilizar musculatura e articulação, ela realiza um intenso trabalho de alongamento, respiração e meditação. Vigorosa e essencialmente terapêutica, com toques lentos, ritmados e profundos, trabalham-se todas as partes dos corpo. O princípio é aquecer e alongar respirando




Principais Efeitos:

Na Respiração: A pele, a circulação sanguínea e o sistema linfático são ativados pelo controle respiratório, que ajuda na renovação das células e otimiza a eliminação de toxinas como o dióxido de carbono. Por outro lado a respiração ativa a resposta do sistema nervoso parassimpático, estimulando contrações lentas e profundas do diafragma. O resultado disso é o alívio da tensão nervosa, da rigidez muscular e da pressão sobre as articulações. Leva, por fim, a um profundo estado de relaxamento e bem estar.

No Sistema Nervoso: A massagem acalma o sistema nervosos central, alterando os níveis sanguíneos de várias substâncias neuroquímicas e hormônios associados à dor, como a dopamina, a endorfina, a ocitocina, a serotonina e o cortisol. Dependendo da profundidade dos movimentos aplicados, essas terminações podem ser estimuladas ou atenuadas.

Nos Sistemas Circulatório e Linfático: Um bom funcionamento do sistema circulatório significa um aporte eficaz dos componentes sanguíneos, como oxigênio e diversos nutrientes , aos bilhões de células do indivíduo, o que é vital para o desempenho saudável de todo o corpo, desde os músculos até órgãos mais internos como o rins e fígado. Ao pressionar os vasos sanguíneos, a Yoga Massagem melhora a circulação do sangue e aumenta a permeabilidade das paredes capilares, o que se reflete em melhor absorção de oxigênio e nutrientes.

Nos Músculos: A massagem pode ser o melhor tratamento para os músculos, tendões e fáscias, pois beneficia o tecido muscular de diversas formas. A oxigenação e a remoção de detritos celulares, por exemplo, têm efeitos sobre a nutrição e o desenvolvimento dos músculos. Esta massagem é popular entre os atletas porque aumenta o tônus muscular, restaura a mobilidade, melhora a coordenação e assegura a eliminação das toxinas. Ao aquecer os músculos, estimula a eliminação do ácido lático, aliviando dores e tensões dos membros. Com a massagem, estiramentos, torceduras e cãimbras na batata da perna e tensão muscular podem tornar-se coisas do passado.

Nos Ossos: Ao movimentar as articulações o corpo produz naturalmente o líquido sinovial, que amortece e lubrifica. Portanto a Yoga Massagem ajuda a manter as articulações saudáveis. A medula presente nos ossos é também o grande centro produtor de células sanguíneas, e uma das ações benéficas da massagem, é o aumento do número de hemácias e leucócitos. Desta maneira, a técnica amplia a capacidade da circulação sanguínea de levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e órgãos do corpo.



Na Pele: O aumento da circulação sanguínea ajuda a esfoliar as células mortas da pele e tonificá-la, estimulando seu processo de renovação. A massagem favorece também a preservação das fibras de colágeno, que conferem elasticidade e força à pele, postergando o aparecimento natural das rugas. Regula-se, ainda, a atividade das glândulas sebáceas, que umedecem e lubrificam a pele.

Na Digestão: O sistema digestório é facilmente atingido pelo estresse. Com o recebimento regular da massagem há uma redução natural da ansiedade e da tensão, que se traduz em benefícios diretos ao processo de eliminação do alimento. Ao massagear o intestino, exerce também uma ação mecânica sobre a digestão, facilitando a expulsão dos dejetos e favorecendo a superação de casos de prisão de ventre e flatulência. Por fim, a técnica ainda estimula o metabolismo celular, aumentando a oferta de nutrientes às células e aos tecidos.


 



Os Benefícios:

Além de realinhar a estrutura ósseo-muscular, alivia as tensões (mesmo as tidas como crônicas), fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo, rejuvenesce a pele e reduz o estresse e a depressão.

É indicada, ainda, para o tratamento de problemas de insônia, artrite, reumatismo, fibromialgia, irregularidades da pressão sanguínea, asma, tensões físicas e mentais e dores de cabeça, como enxaquecas.

No que diz respeito ao campo espiritual e mental, alinha e reativa os centros de energia do organismo,desbloqueando o fluxo da energia vital. Possibilita, ainda, um processo de autoconhecimento e transformação de forma natural e consciente.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário