Naturologia







É um conhecimento da área da saúde, embasado na pluralidade de terapêuticas naturais e vitalistas, a partir de uma visão multidimensional e da relação de interagência para o desenvolvimento da saúde integral.
A palavra Naturologia é de origem greco-latina: natura+logos, e se refere ao estudo dos recursos naturais.

Embora existam muitos cursos técnicos relacionados às terapias naturais, a Naturologia Aplicada surge como curso superior (graduação) na Universidade do Sul de Santa Catarina e em seguida na Universidade Anhembi Morumbi, com duração de 4 anos e meio. Abrange a utilização de um número variado de terapias naturais como ferramentas para o tratamento, bem como outros conhecimentos básicos importantes para a atuação terapêutica.
 
Entre os conhecimentos usados, destacam-se na área de ciências humanas: fundamentos de psicologia, embasamentos filosóficos, antropologia e sociologia; em ciências biológicas: biologia, fisiologia, anatomia, neurofisiologia, farmacologia; e outras bases como: fundamentos das medicinas tradicionais chinesa, ayurvédica e vibracional, antroposofia, terapia dos sonhos, arteterapia, aromaterapia, psicoterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências vibracionais, florais de Bach, nutracêutica e outras.
 
 






COMO A NATUROLOGIA VÊ A DOENÇA:



A naturologia vê a doença como algo que sinaliza a necessidade de mudança, seja de um olhar sobre si mesmo ou de atitudes perante a vida. Conteúdos internos associados que não foram trabalhados / integrados adequadamente na psique, e que passam a fazer parte da "sombra", não são percebidos conscientemente, manifestam-se no corpo físico, para que assim possam ser vivenciados e possam proporcionar o devido ensinamento.
 
A partir de um olhar que aborda o Ser Humano como uma unidade coerente e indivisível, o trabalho naturológico integra a capacidade criativa da arte através da educação para a saúde durante a relação terapêutica.

Visar uma saúde melhor na abordagem naturológica não é necessariamente estar ausente de sintomas, nem tampouco prescrever um estilo de vida a ser seguido, mas se dar conta da totalidade dos fenômenos de saúde e do adoecer.
Sob este aspecto, a Naturologia pode “promover saúde”, conceito que estaria mais próximo à “saúde melhor”, a qual todos os seres almejam.

INTERAGENTE e não paciente...





A pessoa que opta pelo tratamento naturológico é estimulada a assumir uma postura ativa diante do seu processo de cura. É auxiliada pelo naturólogo a trazer os conteúdos, compartilhar suas experiências e fazer as mudanças necessárias para restabelecer o equilíbrio no seu dia-a-dia. É chamada de interagente porque age em conjunto com o profissional para evoluir no tratamento e conquistar o seu bem estar.
 
A QUEM SE DESTINA OS ATENDIMENTOS?

 

O tratamento pode auxiliar desde pessoas que buscam qualidade de vida, um acompanhamento para o autoconhecimento, pessoas com dificuldades em lidar com seus processos emocionais e até aquelas com debilidades físicas leves ou graves, como doenças crônicas.




Pode ser direcionado para a prevenção, promoção ou manutenção da saúde, tendo como apoio pesquisas e estudos que contribuam para a confirmação da eficiência de cada terapia utilizada.

O Naturólogo reconhece a importância da multidisciplinaridade nos tratamentos de saúde, o que consiste em unir sua prática com a de outros profissionais como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário